Vários especialistas no tema da secularização vão intervir em mais uma edição da iniciativa «Átrio dos Gentios», que irá reunir em Roma crentes e não crentes
Vários especialistas no tema da secularização vão intervir em mais uma edição da iniciativa «Átrio dos Gentios», que irá reunir em Roma crentes e não crentes a iniciativa Átrio dos Gentios, uma plataforma da Igreja Católica para o diálogo entre crentes e não crentes, vai realizar-se na próxima sexta-feira, 6 de março, no Centro de Estudos americanos, em Roma (Itália). Coordenado pelo Pontifício Conselho da Cultura, o encontro irá decorrer com o tema a praça e o tempo.
a iniciativa conta com a participação do filósofo canadiano Charles Taylor, autor da obra a era secular, que alguns autores definem como uma das mais importantes das últimas décadas. a sessão prevê a intervenção de vários especialistas no tema da secularização, como José Casanova, professor de Sociologia da Religião na universidade norte-americana de Georgetown, lê-se numa nota do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Do rol de conferencistas faz parte alessandro Ferrara, docente de Filosofia Política na universidade de Tor Vergata (Roma), Giacomo Marramao, professor de Filosofia Teorética na Universidade de Roma III, e François Bousquet, historiador e antropólogo das religiões. a iniciativa será presidida por Giuliano amato, presidente da Fundação Átrio dos Gentios, duas vezes primeiro-ministro de Itália.
a praça está cada vez mais ocupada pelos mercadores e por aqueles que pedem justiça para as suas vítimas. Os fiéis do templo também pedem que a sua voz ressoe na praça, que, numa sociedade livre, é património de todos, lê-se no texto de apresentação do encontro. a iniciativa pode ser acompanhada nas redes sociais, através das atualizações no Facebook e Twitter (com a referência #laPiazzaeilTempio), assim como através de vídeo em direto na página do Átrio dos Gentios.