O projeto «Leituras em Cadeia» vai estar a decorrer no Estabelecimento Prisional de Tires para incentivar o gosto pela leitura entre reclusos
O projeto «Leituras em Cadeia» vai estar a decorrer no Estabelecimento Prisional de Tires para incentivar o gosto pela leitura entre reclusosaté ao final de 2016, será desenvolvido, no Estabelecimento Prisional de Tires (EPT), um projeto de promoção de leitura, com o nome Leituras em Cadeia. O objetivo é dinamizar e incentivar o gosto pela leitura em contexto prisional. Entretanto, foi já assinado um protocolo de parceria entre o Ministério da Justiça, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a Delta Cafés e a associação Cultural Laredo que permitirá a realização da iniciativa.

No âmbito deste projeto será realizada uma intervenção nas bibliotecas do EPT, com incidência na requalificação de bibliotecas existentes ou na criação de novas bibliotecas, com uma forte componente formativa, especificamente para os agentes locais e os reclusos responsáveis por serviços de biblioteca prisional, lê-se num comunicado da FCG.

a iniciativa partiu de Miguel Horta, através da associação Cultural Laredo. a população dos estabelecimentos prisionais portugueses revela níveis médios reduzidos de educação formal, o que torna ainda mais urgente o desenvolvimento de bibliotecas e do seu uso pleno por todos os reclusos, lê-se na apresentação do projeto, onde também é sublinhada a manifesta carência de intervenção no campo da promoção e mediação da leitura em contexto prisional.

Com um encargo financeiro global no valor de 75 mil euros, partilhado entre a FCG, que apoia projetos de promoção da leitura em ambientes de risco, e a Delta Cafés, que pratica uma ação de mecenato social em estabelecimentos prisionais, espera-se com o projeto Leituras em Cadeia uma melhoria dos indicadores de leitura na população do EPT.