a Igreja Católica europeia está preocupada com os desafios à «liberdade de expressão» e, por isso, vai realizar um encontro de conselheiros legais dos bispos na Eslováquia
a Igreja Católica europeia está preocupada com os desafios à «liberdade de expressão» e, por isso, vai realizar um encontro de conselheiros legais dos bispos na EslováquiaOs conselheiros legais das conferências episcopais europeias de Portugal, alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Croácia, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Lituânia, País de Gales, Polónia, República Checa e Ucrânia vão debater questões alusivas à liberdade de expressão e de consciência, de 4 a 6 de março, em Bratislava (Eslováquia).
O secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Duarte da Cunha, destaca a importância do encontro no contexto do atentado contra a redação do jornal francês Charlie Hebdo, tal como o que aconteceu durante um debate na Dinamarca. ataques que tornam urgente que toda a sociedade, não apenas os legisladores, entenda o que é que a liberdade de expressão significa e como deve ser aplicada, acrescentou o também sacerdote.
Neste campo, a Igreja Católica também está empenhada em dar o seu contributo, e por isso no decurso do encontro em Bratislava iremos procurar identificar que desafios legislativos estão hoje em causa na Europa e como é que a luz do Evangelho pode guiar o rumo da justiça, refere o religioso, numa nota enviada à agência Ecclesia. Os conselheiros legais dos bispos que integram o CCEE têm como tarefa central monitorizar a atividade legislativa das nações e instituições europeias, de forma a que ela esteja o mais possível de acordo com a Doutrina Social da Igreja.
Tendo em conta a importância que algumas diretivas europeias assumem atualmente na vida das pessoas, o motivo deste encontro passa por partilhar soluções para questões legais que têm repercussões para a dignidade da pessoa humana e os seus direitos. Num momento da história em que frequentemente a legislação nacional e internacional se tem distanciado daqueles que são os princípios essenciais da cultura europeia, a Igreja Católica sente-se chamada a levar para a área do Direito, também, a luz do Evangelho, reforça a CCEE.