Sete países europeus e asiáticos identificaram mais de 22 mil casos de sarampo entre 2014 e 2015. Segundo a OMS na Europa, estes números ameaçam a meta regional de acabar com esta doença até ao final deste ano
Sete países europeus e asiáticos identificaram mais de 22 mil casos de sarampo entre 2014 e 2015. Segundo a OMS na Europa, estes números ameaçam a meta regional de acabar com esta doença até ao final deste anoO escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa pede às autoridades, profissionais de saúde e pais que aumentem imediatamente a vacinação contra o sarampo nos grupos etários em risco. Sete Estados identificaram 22. 149 casos de sarampo entre 2014 e 2015. De acordo com a OMS, estes índices ameaçam a meta regional de acabar com a doença até o fim de 2015.
Os casos aconteceram na alemanha, na Bósnia e Herzegovina, no Cazaquistão, na Geórgia, na Itália, no Quirguistão e na Rússia. ainda que o número de doentes com sarampo tenha descido para metade de 2013 para 2014, ainda há grandes surtos. Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS para a Europa, afirmou estar surpreendida pelos números ao mencionar que nas últimas duas décadas houve uma redução de 96 por cento nos casos de sarampo na região.
Segundo a profissional, citada pela Rádio ONU, é preciso responder coletivamente e imediatamente para fechar as lacunas de imunização. Para a responsável, é inaceitável que, após as ações nos últimos 50 anos para fazer vacinas eficazes e seguras, o sarampo continue a custar vidas, dinheiro e tempo. Zsuzsanna Jakab alertou para a importância de se tornar disponível informações de alta qualidade, baseadas em evidências, sobre os benefícios e riscos associados à imunização contra sarampo.