Crianças imigradas estão detidas na austrália sendo «obrigadas a viver em condições deploráveis», denuncia comissão de defesa dos direitos humanos
Crianças imigradas estão detidas na austrália sendo «obrigadas a viver em condições deploráveis», denuncia comissão de defesa dos direitos humanos a Comissão australiana para os Direitos Humanos acaba de divulgar as suas conclusões sobre a detenção de crianças imigradas. Em declarações à agência Fides, Martin Teulan, diretor nacional do Catholic Mission, organismo que se ocupa especialmente de menores, manifestou o seu desapontamento com esta situação. Estamos muito preocupados com as conclusões deste relatório, e de modo especial pelos efeitos psicológicos que está a causar nas crianças que se encontram ainda detidas, referiu o responsável.

De acordo com Martin Teulan, os menores são obrigados a viver em condições deploráveis, que terão um duro impacto a longo prazo, sobretudo no estado insular de Nauru, onde há ainda 119 crianças com futuro incerto. Estamos firmemente convencidos que a detenção dos imigrantes nunca, e em nenhum caso, é benéfica para as crianças. Pedimos, portanto, sua imediata libertação, disse.

O relatório demonstra que a lei e a política australiana violam o importante princípio dos direitos humanos segundo os quais, as crianças podem ser detidas somente quanto esta for a última alternativa, e por um tempo mínimo. Defendemos a recomendação-chave do relatório, que modifica a lei sobre a migração para especificar um período estritamente limitado de tempo para a detenção de menores, destacou o diretor nacional do Catholic Mission.

Para terminar com a detenção de crianças imigrantes, a Catholic Mission, coordena a Free the Children, uma campanha itinerante no país que pretende envolver toda a comunidade neste problema, e que terminará apenas com a libertação de todas as crianças. a política carcerária das crianças é insustentável e esta pode ser uma oportunidade para o governo tomar a decisão sensata de libertar todas as crianças detidas nas estruturas, seja na terra firme como nas ilhas no meio do mar, conclui Martin Teulan.