Em comunicado, o aCNUR pede o apoio da Europa à Itália na resposta a dar aos migrantes que chegam ao velho continente
Em comunicado, o aCNUR pede o apoio da Europa à Itália na resposta a dar aos migrantes que chegam ao velho continenteO alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (aCNUR) emitiu um comunicado onde pede mais proteção para migrantes que tentam entrar na Europa de forma irregular. O aCNUR quer que a União Europeia (UE) apoie a Itália na resposta aos migrantes que chegam ao continente.
Na passada segunda-feira, 9 de fevereiro, 29 pessoas da África Subsaariana morreram de frio perto da Ilha de Lampedusa, quando tentavam chegar à Itália. De acordo com o aCNUR, mais de 218 mil pessoas fizeram viagens idênticas no último ano, e cerca de 3,5 mil perderam a vida na tentativa de chegar à Europa.
adrian Edwards, porta-voz do aCNUR, disse, segundo a Rádio ONU, que a agência está profundamente preocupada com a forma da morte por hipotermia. No entanto, o responsável também elogiou o resgate da Guarda Costeira Italiana, que ajudou a salvar 106 migrantes.
O número dos casos criminosos no transporte de migrantes também cresceu este ano em relação ao mesmo período do ano passado. Só em janeiro, deram-se 3. 528 chegadas à Itália contra 2. 171 em 2014. Já o número de mortos é quatro vezes maior que o registado no em 2014. até agora, 50 pessoas perderam a vida.
Também no mês de janeiro, os sírios foram o maior grupo de migrantes a tentar ingressar no continente europeu. Num outro comunicado, a Organização Internacional para Migrações, refere que o fluxo de migrantes e requerentes de asilo deve continuar a crescer devido às condições geopolíticas e guerras em várias partes do mundo.