Uma vez que a maior parte dos residentes do Bangladesh não tem acesso à rede elétrica, o governo do país quer reforçar o abastecimento de eletricidade nas habitações, com a instalação de painéis solares
Uma vez que a maior parte dos residentes do Bangladesh não tem acesso à rede elétrica, o governo do país quer reforçar o abastecimento de eletricidade nas habitações, com a instalação de painéis solares O governo do Bangladesh pretende que cada casa seja alimentada por energia solar em 2021. Para se tornar na primeira nação solar, o país pretende atingir o objetivo através daquilo a que chama sistemas de habitação solar. Estes sistemas serão proporcionados pelo governo a cidadãos que vivam em habitações sem rede elétrica.
O projeto é parcialmente financiado pelo Banco Mundial e uma vez que a maior parte dos habitantes do país vive sem rede elétrica, o governo promove o acesso à eletricidade através da instalação de painéis solares nas residências. Mesmo as casas com rede elétrica estão sujeitas a apagões habituais, uma vez que a rede não permite um acesso estável.
atualmente, cerca de 15 milhões de casas já são alimentadas energeticamente através do sol no Bangladesh. Há quatro anos estimava-se que apenas um milhão de casas tivesse eletricidade através da energia solar.
Mensalmente são colocados novos sistemas solares em cerca de 50 mil a 60 mil habitações, o que possibilita a existência de eletricidade em zonas distanciadas. O governo espera conseguir gerar 220 megawatts de eletricidade para alimentar seis milhões de habitações em 2017, indica o portal Inhabitat.