No Dia de Combate ao Cancro, a diretora do programa de ação para a terapia desta doença destaca que o controlo «eficiente» do cancro «está ao alcance», desde que exista um trabalho conjunto
No Dia de Combate ao Cancro, a diretora do programa de ação para a terapia desta doença destaca que o controlo «eficiente» do cancro «está ao alcance», desde que exista um trabalho conjuntoO Dia Mundial de Combate ao Cancro é assinalado esta quarta-feira, 4 de fevereiro. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é uma ocasião para destacar a importância da prevenção, do tratamento e do controlo das várias formas da doença. Neste dia, a OMS destaca um plano de ação global baseado na prevenção e controlo até 2020. O acordo pede ações nacionais e internacionais para reduzir riscos e reforçar os serviços de saúde para os pacientes.
Nelly Enwerem-Bromsom, diretora do Programa de ação para Terapia de Cancro (PaCT), recorda que todos os anos 7,4 milhões de pessoas perdem a vida devido à doença, a maioria nos países em desenvolvimento. Em declarações à Rádio ONU, a responsável destacou a campanha do dia mundial deste ano, que tem como tema ao Nosso alcance.
O controlo eficiente da doença oncológica está ao nosso alcance, desde que nós consigamos trabalhar conjuntamente de uma forma inovadora, desde que consigamos ter tecnologias inovadoras, ter financiamento inovador e, sobretudo, parcerias inovadoras, disse. Nesta quarta-feira, o PaCT organiza uma mesa redonda, na sua sede, em Viena (Áustria), sobre o controlo do cancro em países em desenvolvimento, incluindo discussões sobre o acesso, qualidade e financiamento.