O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai avaliar a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau. as áreas analisadas devem incluir a violência contra crianças e mulheres e a prevenção da mutilação genital feminina
O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai avaliar a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau. as áreas analisadas devem incluir a violência contra crianças e mulheres e a prevenção da mutilação genital feminina a Guiné-Bissau é um dos 14 países que terá a sua situação de direitos humanos analisadapelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, que decorre esta sexta-feira, 23 de janeiro. a reunião prolonga-se até ao próximo dia 30, em Genebra, na Suíça. Esta será a segunda vez que o grupo de trabalho do Exame Periódico Universal do órgão vai examinar o país lusófono. a primeira avaliação ocorreu em maio de 2010.
O exame dos países baseia-se em documentos fornecidos pelo Estado avaliado, relatórios de peritos e grupos independentes de direitos humanos, dos órgãos de tratados internacionais sobre o assunto e de outras entidades das Nações Unidas. além disso, é também apreciada a informação dada porinstituições nacionais de direitos humanos, organizações regionais e grupos da sociedade civil.
Entre as questões levantadas nos documentos está o desempenho do país no campo dos direitos humanos desde a primeira avaliação, em 2010, o combate à discriminação e violência contra crianças e mulheres. Deverá ser igualmente abordada a prevenção da mutilação genital feminina, a erradicação do trabalho infantil, o combate à pobreza e a luta contra a impunidade, informa a Rádio ONU.