Durante o Fórum Económico Mundial, que está a decorrer na Suí­ça, a responsável pelo PNUD vai alertar para o papel das florestas no combate às alterações climáticas
Durante o Fórum Económico Mundial, que está a decorrer na Suí­ça, a responsável pelo PNUD vai alertar para o papel das florestas no combate às alterações climáticasOs líderes reunidos no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, debatem esta quinta-feira, 22 de janeiro, a importância das florestas para o combate às alterações climáticas. Helen Clark, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vai abrir a sessão Reduzir a desflorestação tropical.
a responsável destaca que a conservação das florestas é crítica para o abrandamento das alterações climáticas. Segundo Helen Clark, essas regiões absorvem dióxido de carbono e fornecem uma variedade de serviços. No entanto, quando desflorestadas tornam-se numa fonte de emissões que causam o efeito de estufa.
Helen Clark afirma que abrandar com o ritmo da desflorestação pode ter benefícios para o clima, para o desenvolvimento inclusivo e para o crescimento económico. Outros favorecidos serão os pequenos agricultores e os povos indígenas. Contudo, a responsável pelo PNUD realça que tal só será possível se todos os setores agirem em conjunto. Por isso, Helen Clark diz que é crucial manter todos os grupos empenhados em Davos.
De acordo com o PNUD, mais de 13 milhões de hectares de florestas são devastadas anualmente, uma área que corresponde a três vezes o tamanho da Suíça. Essa ação contribui em até 20 por cento para as emissões de gases globais, ameaça o progresso económico e o bem-estar humano.