Mais de três mil crianças mendigam pelas ruas das grandes cidades das Honduras. Os menores correm vários riscos todos os dias
Mais de três mil crianças mendigam pelas ruas das grandes cidades das Honduras. Os menores correm vários riscos todos os diasPerto dos semáforos do bairro Las Colinas, em Tegucigalpa, nas Honduras, encontram-se todos os dias crianças a pedir esmola aos motoristas. Para poderem voltar para casa com a certeza de que não serão mal tratados, estes menores devem conseguir pelo menos 200 lempira, a moeda hondurenha, refere a agência Fides.

Obrigados por adultos a praticar a mendicidade, estas crianças passam dias inteiros a pedir esmolar sob o sol, com o risco de morrerem atropeladas ou vítimas de outros tipos de violências. O fenómeno das crianças mendicantes no país chega a mais de três mil, em especial nas cidades maiores como Tegucigalpa, San Pedro Sula e La Ceiba. a Direção para a Infância, adolescência e Família (DINaF) estima que existam 232 mil órfãos obrigados a viver na rua.