Centenas de cidadãos da Guiné Equatorial vão ter aulas de português, graças ao trabalho de uma organização com sede no Porto
Centenas de cidadãos da Guiné Equatorial vão ter aulas de português, graças ao trabalho de uma organização com sede no PortoUma Organização Não Governamental (ONG) sediada na cidade do Porto vai dar aulas a 450 cidadãos da Guiné Equatorial que, no ano passado, passou a pertencer à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
a área de intervenção da aDLML em Portugal e nos PaLOP – nomeadamente em angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – é na área do desenvolvimento social. Face ao trabalho realizado, fomos convidados pelo governo da Guiné Equatorial a concretizar um projeto de dois anos que visa, numa primeira fase, ensinar o português a 450 trabalhadores, explicou Serra Peres, presidente da ONG aDLML, em declarações à agência Lusa.
a Guiné Equatorial aderiu no último ano à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, passando o português a ser língua oficial, juntamente com o espanhol e francês. Os primeiros cursos vão ser dirigidos aos funcionários do Estado e serão ministrados em espanhol no primeiro semestre, mas no seguinte as aulas serão inteiramente em português.
a aDLML foi criada para fomentar o desenvolvimento sustentável de regiões e comunidades desfavorecidas em Portugal e nos países em desenvolvimento em que está presente, através da promoção do desenvolvimento social e profissional, a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.