Milhares de mulheres foram já assistidas em casas de espera para grávidas, na Somália. Estes espaços foram criados para aumentar a possibilidade de sobrevivência das mães e dos seus bebés
Milhares de mulheres foram já assistidas em casas de espera para grávidas, na Somália. Estes espaços foram criados para aumentar a possibilidade de sobrevivência das mães e dos seus bebésNas casas de espera para grávidas na Somália foram realizadas 30 mil consultas no último ano, revelou o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPa). ao chegarem a estes locais, as somalis podem ficar num quarto e receber refeições gratuitas até ao momento em que recebem cuidados de uma parteira qualificada. as grávidas são incentivadas a ir para estas casas, instaladas em campos de deslocados, logo que percebam que estão grávidas. Nestes espaços, as mulheres também recebemcuidados pré-natais e conselhos para que se mantenham saudáveis. Nas casas de espera foram já identificadas mais de 1,3 mil mulheres com complicações na gravidez e no parto, que posteriormente foram encaminhadas para receber cuidados hospitalares.
até agora 16. 724 grávidas deram à luz nestes espaços, que são geridos por entidadesparceiras com o apoio da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério da Saúde.com 10,8 milhões de habitantes, a Somália tem a quarta maior taxa de mortalidade infantil do mundo. as casas para gestantes foram criadas para aumentar a possibilidade de sobrevivência das mães e dos seus bebés.