acidentes mortais, invalidez permanente e doenças atingem milhões de crianças obrigadas a trabalhar em todo o mundo
acidentes mortais, invalidez permanente e doenças atingem milhões de crianças obrigadas a trabalhar em todo o mundoatualmente, em todo o mundo, 168 milhões de menores são obrigados a trabalhar. Entre estes, 115 milhões, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, realizam trabalhos considerados de alto risco. Milhões trabalham como mineiros, agricultores, pedreiros, empregados domésticos e em bares.

De acordo com um comunicado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), enviado à agência Fides, anualmente morrem em todo o mundo 22 mil rapazes e raparigas devido a incidentes profissionais, e não se sabe quantos se ferem ou adoecem devido ao trabalho que realizam.

a inexistência de medidas de segurança e de saúde provoca com frequência um número maior de incidentes, mortais e não-mortais, invalidez permanente, problemas de saúde, danos psicológicos, comportamentais e emotivos.

O organismo internacional sediado em Genebra, na Suíça, destaca que o problema é muito comum em países industrializados e em desenvolvimento e, muitas vezes, os menores começam a fazer atividades perigosas numa faixa etária demasiado prematura.

O setor agrícola continua a ser o que mais explora os menores: 98 milhões em todo o mundo, representando 59 por cento do total. No campo dos serviços, trabalham 54 milhões e na indústria, 12 milhões.