O Banco Mundial apoia um novo sistema para melhorar a administração do abastecimento de itens farmacêuticos em Timor-Leste. Segundo o órgão, verificaram-se avanços no acesso a serviços básicos de saúde no país
O Banco Mundial apoia um novo sistema para melhorar a administração do abastecimento de itens farmacêuticos em Timor-Leste. Segundo o órgão, verificaram-se avanços no acesso a serviços básicos de saúde no paísO acesso a medicamentos permanece um desafio em algumas áreas de Timor-Leste. Contudo, de acordo com o Banco Mundial, o país melhorou o acesso a serviços básicos de saúde em muitas áreas rurais. atualmente, o Banco Mundial encontra-se a trabalhar com o governo do país para apoiar os serviços do Ministério da Saúde.
Entre eles, estão melhorias recentes no chamado Serviço autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde. a considerada loja médica autónoma é responsável pela distribuição de medicamentos e itens médicos no país. O Ministério da Saúde gere a compra e inspeção de qualidade dos produtos.
Segundo a Rádio ONU, o Banco Mundial apoia um novo sistema para melhorar a gestão da cadeia de abastecimento de suprimentos farmacêuticos. O programa está a ser implementado no hospital nacional e outros locais piloto para ajudar a garantir a disponibilidade de artigos médicos.