População do Haiti, Uganda e afeganistão já recebeu os equipamentos idealizados por um estudante belga, para preservar os alimentos em condições extremas
População do Haiti, Uganda e afeganistão já recebeu os equipamentos idealizados por um estudante belga, para preservar os alimentos em condições extremas a pensar nos países em desenvolvimento, onde a eletricidade é escassa e cara, foi criado o Wakati, que serve para preservar os alimentos. O aparelho pode ter um grande impacto nos rendimentos e modo de vida das populações mais desfavorecidas, e, por isso, já foram disponibilizados cerca de 100 equipamentos em zonas do Haiti, Uganda e afeganistão, aponta o portal TreeHugger.

O equipamento foi desenvolvido por arne Pauwels, no âmbito de um projeto de mestrado na Universidade de antuérpia, onde estuda desenvolvimento de produto. a concretização da tecnologia foi possível através de várias parcerias com empresas e Organizações Não Governamentais (ONG).

Para que a preservação dos alimentos seja possível, o Wakati tem instalado um pequeno painel solar de três watts que permite alimentar um ventilador que gradualmente evapora um pequeno reservatório de água, criando um ambiente húmido e fresco. além de ventilar, o dispositivo não possui qualquer mecanismo de controlo da temperatura. Por isso, não é uma solução de conservação alimentar a longo prazo.

Contudo, o facto de aumentar em alguns dias a conservação dos alimentos nestes países é um grande progresso. Produtos que tenham um ou dois dias de validade em climas quentes podem ser preservados desta forma durante dez dias. assim, as famílias conseguem ter produtos em condições alimentares próprias durante mais dias e os agricultores têm mais tempo para vender os seus produtos antes que estes fiquem impróprios para consumo.