O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai ser criado cardeal a 14 de fevereiro. O Papa anunciou que irá criar 15 cardeais eleitores, originários de 14 países
O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai ser criado cardeal a 14 de fevereiro. O Papa anunciou que irá criar 15 cardeais eleitores, originários de 14 paísesManuel Clemente, patriarca de Lisboa, será criado cardeal no próximo dia 14 de fevereiro, no Vaticano, revelou o Papa Francisco este domingo, 4 de janeiro. O Santo Padre anunciou que vai criar 15 cardeais eleitores, oriundos de 14 países.
O consistório para a criação de novos cardeais, agendado para os dias 14 e 15 de fevereiro, vai realizar-se depois de um encontro de dois dias com todo o Colégio Cardinalício, sobre a reforma da Cúria Romana, nos dias 12 e 13 do mesmo mês.
até agora, Portugal estava representado no Colégio Cardinalício por José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, e Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito.
De acordo com o Código de Direito Canónico, os cardeais constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa], embora as funções dos membros do colégio cardinalício possam ir para além desta eleição. a agência Ecclesia recorda que qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado quando o Papa o desejar.