O Papa Bento XVI expressou a sua proximidade às vítimas das cheias que atingiram o México e a américa Central. Também assegurou as suas orações aos que foram afectados pelos terramotos no sul da Ásia.
O Papa Bento XVI expressou a sua proximidade às vítimas das cheias que atingiram o México e a américa Central. Também assegurou as suas orações aos que foram afectados pelos terramotos no sul da Ásia. Depois da oração do angelus com a multidão que estava reunida na Praça de São Pedro no Domingo, o Papa falou das muitas pessoas que estão a sofrer devido à intensa chuva e cheias que causaram numerosas vítimas, assim como substanciais danos materiais.
Rezo pelo descanso eterno dos que faleceram e ofereço a minha proximidade espiritual e o meu afecto àqueles que perderam as suas casas e instrumentos de trabalho, disse o Santo Padre. além disso, deixo o convite às pessoas e instituições de boa vontade para que ajudem de forma efectiva, com um espírito de verdadeira solidariedade fraternal.
Um enorme deslizamento de terra, provocado pelas fortes chuvas da tempestade tropical Stan, causou uma tragédia na Guatemala, soterrando centenas de pessoas na pequena aldeia de Panabaj. Contam-se já centenas de pessoas que perderam a vida devido a esta tempestade.
Na mesma ocasião o Papa lembrou também as pessoas afectadas por um tremor de terra no Paquistão, Índia e afeganistão. Foi com profunda tristeza que no sábado recebi a notícia do tremor de terra no sul da Ásia, disse. Entrego todos os que morreram à amorosa piedade de Deus e estou muito próximo dos milhares de pessoas feridas ou que perderam os seus seres queridos.
Rezo para que a comunidade internacional seja rápida e generosa na sua resposta a este desastre e peço ao Senhor que dê coragem e força a todos os que estão envolvidos nas operações de salvamento e reconstrução, concluiu.
O presidente Pervez Musharraf do Paquistão fez um apelo à ajuda internacional, depois do terramoto que deixou 19 mil mortos só no seu país. Segundo a imprensa internacional o número total de mortos provocado por este terramoto pode ascender aos 30 mil.