Em 2015, a agricultura familiar vai continuar como prioridade, refere a FaO, destacando que esta «é a chave para a erradicação da fome»
Em 2015, a agricultura familiar vai continuar como prioridade, refere a FaO, destacando que esta «é a chave para a erradicação da fome»O ano Internacional da agricultura Familiar, assinalado ao longo de 2014, teve um profundo impacto na américa Latina e nas Caraíbas, destaca a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FaO). Num comunicado citado pela Rádio ONU, a agência indica que o setor vai continuar a ser a prioridade da agenda regional no próximo ano.
De acordo com a FaO, é fundamental que os governos da região aproveitem o avanço global na agricultura familiar para continuar a reforçar o progresso dos milhões de homens e mulheres que trabalham no setor. a agência sublinha que a agricultura familiar é a chave para a erradicação da fome por toda a área graças à produção de alimentos, à criação de empregos e ao desenvolvimento rural sustentável. a organização trabalha com os governos para fomentar o acesso a recursos naturais e de produção, assim como os serviços de assistência técnica e de novos mercados.
a agência da ONU aponta alguns exemplos de sucesso na região, como a Colômbia, que reformulou o Programa de agricultura Familiar, e a argentina, que criou a Secretaria de Estado para agricultura Familiar e um Conselho sobre o assunto. além destes, a FaO menciona ainda avanços no Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Houve também progressos no México, Nicarágua e Honduras, onde o governo criou a Estratégia Nacional de agricultura Familiar.