Centenas de pessoas que sobreviveram ao ví­rus ébola na Serra Leoa estão a receber ajuda psicológica e variados bens para que possam recomeçar as suas vidas
Centenas de pessoas que sobreviveram ao ví­rus ébola na Serra Leoa estão a receber ajuda psicológica e variados bens para que possam recomeçar as suas vidasO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a fornecer ajuda psicológica a mais de 400 sobreviventes do vírus Ébola na Serra Leoa. De acordo com a agência das Nações Unidas, estas pessoas participaram em quatro reuniões, nos últimos dias, nos distritos de Kailahun, Kenema e Bo, onde receberam informações sobre como proteger as suas comunidades e sobre como os seus organismos conseguiram vencer a doença.
além disso, as centenas de sobreviventes vão receber um kit-ajuda para que possam recomeçar as suas vidas. Isto porque quando os doentes são internados para o tratamento da doença, têm os seus pertences destruídos no processo de desinfeção da casa. O kit contém um colchão, materiais de cozinha e roupas, assim como assistência financeira para o realojamento, informa a Rádio ONU.
Roeland Monasch, representante da UNICEF no país, afirmou que o órgão está comprometido em ajudar o governo a dar apoio aos sobreviventes do Ébola. O responsável afirmou a UNICEF apoia a luta contra o estigma e a discriminação que muitos dos sobreviventes ainda enfrentam.
a última investigação feita na região para avaliar o nível de atitudes discriminatórias contra estas pessoas caiu de 96 por cento, em agosto, para 45 por cento, agora. apenas 14 por cento dos entrevistados disseram que não dariam as boas vindas aos sobreviventes da doença nas suas comunidades, bem menos do que os 76 por cento registados no início da epidemia.