Vários noviços dos Missionários da Consolata fizeram a profissão religiosa em Maputo. Cinco destes novos missionários estão destinados a Portugal para iniciarem a nova comunidade formativa
Vários noviços dos Missionários da Consolata fizeram a profissão religiosa em Maputo. Cinco destes novos missionários estão destinados a Portugal para iniciarem a nova comunidade formativaCatorze noviços do noviciado do Instituto Missionário da Consolata de São Paulo emitiram a profissão religiosa na manhã do passado dia 26 de dezembro, na Igreja da Comunidade de Nossa Senhora do Rosário de Laulane, em Maputo (Moçambique). Entre os noviços encontravam-se três moçambicanos, dois etíopes, três tanzanianos, três quenianos e três congoleses.

a eucaristia foi presidida pelo Superior Regional e concelebrada por quase todos os missionários da Consolata de Maputo. a cerimónia foi animada pelas religiosas de vários institutos religiosos e leigos das comunidades onde os noviços faziam serviço pastoral.

Se o ambiente vivido era de alegria pela consagração deste numeroso grupo de jovens a Jesus Cristo e ao seu Reino através da Profissão no Instituto Missionário da Consolata, por outro lado, era nítida uma sensação de tristeza por ser o último ano do funcionamento do noviciado de Laulane.

Duas décadas a formar missionários Inaugurada a 26 de junho de 1994, a Casa de Laulane acolheu nesse dia os primeiros 11 noviços da Consolata que, em regime de provisoriedade, estavam a residir até então no Seminário Filosófico da Matola. a pouco e pouco, a nova casa foi tomando forma e beleza. Mas, à volta da casa, havia uma outra realidade que não deixou os missionários e noviços indiferentes. Um enorme bairro a rebentar pelas costuras de gente, problemas e projetos. Decidiram então lançar-se à descoberta do bairro de Laulane. Conhecer onde e com quem se ia viver para uma inserção ativa e dinâmica.com os anos surgiram iniciativas apostólicas e sociais no bairro que fizeram da comunidade de Laulane um lugar de formação, espiritualidade e evangelização.

Em 20 anos de funcionamento, passaram por Laulane 202 jovens noviços de Moçambique, Congo, Quénia, Uganda, África do Sul, Tanzânia e Etiópia. Destes, cerca de metade são hoje Missionários da Consolata e trabalham em África, américa, Europa e Ásia. Um dos primeiros noviços, Inácio Saúre, depois de ter sido mestre do noviciado recebeu a plenitude do sacerdote e hoje é bispo de Tete. Três, já sacerdotes, partiram para a casa do pai: Valentim Eduardo Camale, Jacinto antónio Omar e Bruno amerikani. Foram mestres do noviciado: Norberto Louro (1994-1998), João Nascimento (1999-2008), Rogélio alarcon (2004), Inácio Saúre (2009-2012) e Fredrick agalo (2012-2014). a formação e o ambiente do noviciado foi sempre considerado dentro e fora do instituto como de grande qualidade.

Laulane uma história com futuro: o Centro de Espiritualidade e MissãoUm vez encerrado o noviciado, será criado um Centro de Espiritualidade e Missão, aproveitando assim as estruturas existentes e valorizando o rico património missionário consolatino adquirido nestes anos. O novo centro tem o objetivo de prestar um serviço qualificado à Igreja local, sobretudo às paróquias e congregações religiosas. Esta iniciativa, amadurecida nestes meses, teria os seguintes objetivos:

1. Valorizar e dar continuidade a uma presença dos Missionários da Consolata com características de acolhimento, espiritualidade e evangelização;

2. Oferecer espaços e tempos de silêncio para dias de retiro, reflexão, formação e oração para religiosos/as numa linha missionária, endereçados a grupos ou indivíduos.

3.organizar cursos de formação permanente e inserção missionária.

5. ajudar os jovens e os adultos das paróquias da arquidiocese do Maputo a aprofundar a sua fé numa perspetiva missionária.

6. acolher também outros grupos organizados (congregações, movimentos, paróquias) para períodos de reflexão orientados por eles mesmos.

6. apresentar algumas iniciativas de espiritualidade missionária dirigidas a todos os públicos, jovens e adultos.

7. Serviço pastoral na comunidade de Nossa Senhora do Rosário: criada a paróquia, os Missionários da Consolata poderiam assumir a sua cura pastoral.

Neste momento estamos a constituir a equipa missionária que irá dinamizar o Centro de Espiritualidade e Missão e em diálogo com a arquidiocese de Maputo com vista da oficialização e reconhecimento do centro.