a região Ásia-Pacífico, onde vivem mais de 60 por cento das pessoas que passam fome no mundo, é a mais propí­cia a desastres naturais, diz a ONU
a região Ásia-Pacífico, onde vivem mais de 60 por cento das pessoas que passam fome no mundo, é a mais propí­cia a desastres naturais, diz a ONU a Ásia e o Pacífico são as regiões do mundo mais propícias a desastres naturais, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU). a advertência foi feita pela Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia-Pacífico (ESCaP) e assinala os dez anos do tsunami no oceano Índico que atingiu a Tailândia a 26 de dezembro de 2004, provocando a morte a cerca de 227 mil pessoas.
Segundo um documento da ESCaP, mais de 60 por cento das pessoas que passam fome em todo o mundo vivem na região. De acordo com os especialistas, entre 2004 e 2013, 41,2 por cento dos acidentes naturais aconteceram nesta área. a Indonésia e Filipinas foram os países mais afetados, aponta o relatório. O número de mortes causadas por desastres naturais na região Ásia-Pacífico passou de pouco mais de 205 mil de 1994 a 2004 para quase 714 mil entre 2004 e 2013.
Segundo o Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres, desde a tragédia, em 2004, a região implementou o sistema de alerta contra tsunamis, que já demonstrou a sua eficácia no terramoto em Banda ache, em 2012. Em março de 2015 será realizada a terceira Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres, em Sendai, no Japão. Os participantes vão discutir as ações adotadas na última década no setor e o que deve ser feito no futuro, informa a Rádio ONU.