O orfanato «Casa São José», no Ruanda, vai ter um lago de piscicultura para melhorar a qualidade da alimentação das crianças e jovens que vivem naquele espaço
O orfanato «Casa São José», no Ruanda, vai ter um lago de piscicultura para melhorar a qualidade da alimentação das crianças e jovens que vivem naquele espaçoPara tornar o orfanato Casa São José, em Muhura (Ruanda), mais auto suficiente economicamente, e melhorar qualidade da alimentação das crianças e jovens que vivem nesse espaço, a Organização Não Governamental (ONG) Movimento luta contra a fome no mundo pretende fazer um lago de piscicultura, para criar a tilápia’, peixe nativo africano amplamente exportado em todo o mundo.

O complexo de piscicultura será construído numa área interna, na zona das escolas da aldeia de Muko, e terá uma piscina para a criação, uma dispensa para os encarregados e uma cerca de segurança. Prevê-se ainda a formação técnica do pessoal responsável pelo complexo, informa a agência Fides. Os peixes em excesso serão vendidos ao mercado local de Muhura, e o dinheiro angariado reverterá para o orfanato.

a Casa São José foi construída no início da década de 90 por uma obstetra italiana idosa. atualmente, o espaço é administrado pelas Irmãs angélicas de São Paulo desde 2009, com a colaboração do Movimento luta contra a fome no mundo. a ONG ocupa-se do sustento de crianças e jovens hóspedes do orfanato, através de adoções à distância e realizando intervenções de manutenção da estrutura, de um único andar, com beliches de madeira.