a agência Internacional da Energia atómica e o seu presidente Mohamed ElBaradei, ganharam o Prémio Nobel da Paz esta sexta-feira, em reconhecimento aos seus esforços contra as armas nucleares.
a agência Internacional da Energia atómica e o seu presidente Mohamed ElBaradei, ganharam o Prémio Nobel da Paz esta sexta-feira, em reconhecimento aos seus esforços contra as armas nucleares. O comité para o Nobel escolheu a agência das Nações Unidas e ElBaradei, um egípcio, entre 199 candidatos. Desde o início que os dois estavam entre os favoritos para ganhar o prémio, já que se celebram os 60 anos do lançamento das primeiras bombas atómicas pelos Estados Unidos contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Entre os favoritos estava também Nihon Hidankyo, um grupo japonês que representa os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, e também Senji Yamaguchi, um líder do grupo Hidankyo, que aos 14 anos quase morreu com o ataque a Nagasaki.
O prémio, que recebeu o nome do filantropo suíço alfred Nobel, tem o valor de um milhão de euros e será entregue a 10 de Dezembro em Oslo, capital da Noruega.