a OMS alerta para o facto de milhões de idosos sofrerem abusos todos os meses, e frisa que este é um «grande problema», uma vez que há a previsão do aumento da população idosa
a OMS alerta para o facto de milhões de idosos sofrerem abusos todos os meses, e frisa que este é um «grande problema», uma vez que há a previsão do aumento da população idosaMilhões de idosos relatam diversos tipos de abusos todos os meses, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a agência das Nações Unidas, este é um grande problema de saúde pública que tende a piorar em vários países com a previsão do aumento da população de pessoas com mais de 60 anos.
a OMS indica que os abusos em espaços de acolhimento e clínicas especializadas incluem a contenção física dos pacientes, privação da dignidade, como por exemplo deixá-los com roupas sujas, e prestação insuficiente de cuidados. a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) destaca ainda que existe muito pouca informação sobre a extensão dos abusos cometidos contra pessoas mais velhas, principalmente nos países em desenvolvimento.
a OMS calcula que num período de 30 anos, entre 1995 e 2025, a população acima dos 60 anos vai mais do que duplicar. Segundo a Rádio ONU, a agência especializada em saúde refere que os idosos têm, muitas vezes, medo de denunciar abusos à família, amigos ou até mesmo às autoridades.