Numa mensagem para o Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano, o secretário-geral da ONU frisa que «israelitas e palestinianos dividem um destino compartilhado numa terra compartilhada e não há como um apagar o outro»
Numa mensagem para o Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano, o secretário-geral da ONU frisa que «israelitas e palestinianos dividem um destino compartilhado numa terra compartilhada e não há como um apagar o outro»O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano é comemorado este sábado, 29 de novembro. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), refere que está muito preocupado com a situação em Jerusalém e na Cisjordânia.
De acordo com o responsável, o incentivo e as ações provocativas em locais religiosos estão a espalhar as chamas do conflito além da cidade sagrada. Por isso, Ki-moon pede a todas as partes que evitem o extremismo, exerçam moderação e respeitem as autoridades que controlam essas áreas e, uma vez mais, condena os ataques contra fiéis e outros civis.
O secretário-geral das Nações Unidas afirma que este tem um ano sombrio para palestinianos, israelitas e todos os que procuram a paz. O responsável recorda que 2,2 mil palestinianos e 70 israelitas morreram nos confrontos. além disso, mais de 100 mil palestinianos em Gaza tiveram as suas casas destruídas e as principais infraestruturas da região estão em ruínas.
Ban Ki-moon lembra ainda que milhares de palestinianos continuam deslocados e os dois lados estão muito longe de uma segurança duradoura. Na mesma mensagem, o secretário-geral da ONU sublinha que israelitas e palestinianos dividem um destino compartilhado numa terra compartilhada e não há como um apagar o outro.
O responsável frisa, citado pela Rádio ONU, que o ciclo de destruição tem que acabar e um ciclo virtuoso de paz deve começar. Nesse sentido, Ki-moon apela a todas as partes que encontrem o caminho da paz antes que o tempo e a esperança acabem.