à espera do cante alentejano, que saberá esta quinta-feira a sua sorte, a capoeira brasileira que junta dança e artes marciais foi integrada na lista de património imaterial da Humanidade. Juntamente com mais sete expressões culturais de todo o mundo
à espera do cante alentejano, que saberá esta quinta-feira a sua sorte, a capoeira brasileira que junta dança e artes marciais foi integrada na lista de património imaterial da Humanidade. Juntamente com mais sete expressões culturais de todo o mundo a capoeira, uma dança e arte marcial do Brasil, a dança ritual do Burundi do tambor real e a preparação do Lavash – um pão integral popular na cozinha arménia – estão entre as oito expressões adicionadas na última quarta-feira, 26, à lista das Nações Unidas de património cultural imaterial do mundo.

Esta lista é parte dos contínuos esforços da UNESCO para destacar a diversidade cultural global e aumentar a consciência para a sua importância. E esta quinta-feira o cante alentejano pode ser também aprovado.

as tradições reconhecidas pela ONU – que também incluem as cerimónias rituais de Sebeiba, na argélia; a tradicional arte de lenços de seda de Kelaghavi, no azerbaijão; a música e danças de Pujillay e ayarichi da cultura boliviana de Yampara; os bordados Zmijanje na Bósnia-Herzegovina; e a manufatura artesanal búlgara de tapetes de Chiprovski Kilimi – foram inscritas na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, depois de ter sido escolhido por uma comissão desta organização, que se reúne na agência do sede em Paris esta semana.
Segundo a UNESCO, a importância do património cultural imaterial não é a própria manifestação cultural, mas a riqueza de conhecimentos e habilidades que são transmitidos através dela, de uma geração para a seguinte.