Secretário-geral da ONU elogiou medidas adotadas pelo grupo de estados africanos que trabalham para acabar com as fortes tensões no Sudão do Sul e manifestou a esperança de que a paz volte rapidamente ao mais jovem país no mundo
Secretário-geral da ONU elogiou medidas adotadas pelo grupo de estados africanos que trabalham para acabar com as fortes tensões no Sudão do Sul e manifestou a esperança de que a paz volte rapidamente ao mais jovem país no mundoBan Ki-moon elogiou a atitude firme adotada pelos chefes dos Estados da [autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento] IGaD sobre o conflito no Sudão do Sul, que é do interesse do povo sul-sudanês, segundo um comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
O Sudão do Sul tem vivido várias crises violentas ao longo dos últimos meses, incluindo um incidente em que a base da ONU em Bentiu ficou sob fogo, resultando no ferimento de uma criança.
Um ataque anterior já tinha levado centenas de pessoas a procurar abrigo no aeroporto mais próximo. Cerca de 340 civis refugiaram-se junto dos militares da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) e depois foram escoltados para uma zona de segurança.
No entanto, Ban Ki-moon disse estar encorajado pelo trabalho realizado pela IGaD – um grupo de oito nações da África Oriental, incluindo os governos do Corno de África, do vale do Nilo e da região dos Grandes Lagos – e a intenção declarada pelas partes sul-sudanesas em cessarem imediatamente as hostilidades e chegarem a acordo sobre um acordo de partilha de poder, até daqui a 15 dias.