a não ser que os sistemas de saúde encontrem estratégias para lidar com os problemas da idade avançada, o impacto causado pelas doenças crónicas vai afetar a qualidade de vida dos idosos, alerta a OMS
a não ser que os sistemas de saúde encontrem estratégias para lidar com os problemas da idade avançada, o impacto causado pelas doenças crónicas vai afetar a qualidade de vida dos idosos, alerta a OMS a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer que o mundo encontre estratégias para o envelhecimento saudável, anunciou a agência das Nações Unidas numa série sobre esta temática publicada no jornal The Lancet. a OMS alertou que caso os sistemas de saúde não encontrem estratégias eficazes para lidar com os problemas da idade avançada, o impacto causado pelas doenças crónicas vai afetar a qualidade de vida dos idosos.
De acordo com a OMS, as pessoas estão a viver mais tempo no mundo inteiro. Nesse sentido, o aumento do nível de doenças e a redução do bem-estar da população estão prestes a tornar-se num grande desafio à saúde pública global. a OMS explicou que o aumento da longevidade, sobretudo nos países ricos, se deve à queda do número de mortes causadas por problemas do coração.
a Organização Mundial da Saúde refere que apesar das pessoas estarem a viver mais, não significa que elas estejam mais saudáveis do que no passado. Segundo a OMS, 23 por cento das mortes e doenças em idosos estão relacionadas com doenças de longa duração.
Os autores do estudo da OMS, citado pela Rádio ONU, disseram que a responsabilidade para melhorar a qualidade de vida dos idosos vai muito além do setor de saúde. Segundo a agência, coletivamente, as autoridades devem olhar além dos custos associados ao envelhecimento para pensar nos benefícios que uma população mais idosa, mais saudável e mais produtiva pode trazer para a sociedade como um todo.