Num espaço como a Capela Sistina, que recebe cerca de seis milhões de visitas todos os anos, foi instalado um novo sistema de iluminação e ar condicionado
Num espaço como a Capela Sistina, que recebe cerca de seis milhões de visitas todos os anos, foi instalado um novo sistema de iluminação e ar condicionado a Capela Sistina, no Vaticano, vai receber um novo sistema de iluminação, ventilação e ar condicionado. O objetivo é garantir maior eficiência energética e limitação de ruído e deslocação do ar em volta dos frescos da capela, com recurso à tecnologia LED azul. O sistema foi concebido para proteger o espaço contra a deterioração e as consequências das cerca de seis milhões de visitas anuais.
a intervenção tem um custo de mais de três milhões de euros, comportado por duas companhias internacionais que doam os seus trabalhos à Santa Sé. Entre esta quinta-feira, 30 de outubro, e a próxima sexta-feira, 31, o Vaticano irá realizar um congresso internacional em Roma para dar a conhecer a intervenção.
antonio Paolucci, diretor dos Museus do Vaticano, destaca que a iniciativa acontece 20 anos depois da inauguração, por São João Paulo II, do restauro da Capela Sistina conduzido por Fabrizio Mancinelli e levado a cabo por Gianluigi Colalucci, cientificamente exemplar e tecnicamente impecável.