Em várias províncias do Equador muitas crianças e adolescentes enfrentam o drama da pobreza. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância revela que a desnutrição é um problema entre a população indígena
Em várias províncias do Equador muitas crianças e adolescentes enfrentam o drama da pobreza. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância revela que a desnutrição é um problema entre a população indígena Na região amazónica e nas províncias de Bolívar, Chimborazo, Cotopaxi e Esmeraldas, no Equador, concentram-se as percentagens mais elevadas de crianças e adolescentes que vivem em condições de pobreza. São 55 a 75 por cento. De acordo com um estudo, realizado em conjunto pelo Observatório Social do Equador, Plan International, UNICEF e Conselho Nacional para a Igualdade Inter-geracional, a desnutrição entre a população indígena é de 42 por cento.

Com o nome a infância e a adolescência no Equador contemporâneo, o relatório, citado pela Rádio Vaticano, indica que o fenómeno continua a ser muito elevado, mesmo que a pobreza tenha diminuído e tenha aumentado o acesso à saúde, à água potável e o nível de instrução das mães. Em relação à violência familiar, o estudo revela que nos últimos dez anos aumentou de 35 para 44 por cento, enquanto nas escolas, 30 por cento das crianças sofre punições violentas, físicas e psicológicas.