Cento e sessenta Cáritas nacionais vão levar a cabo uma campanha para pôr fim à fome até 2025. a «Semana da ação» irá decorrer ao longo de vários dias e contará com eventos de apoio aos agricultores carenciados e ações solidárias
Cento e sessenta Cáritas nacionais vão levar a cabo uma campanha para pôr fim à fome até 2025. a «Semana da ação» irá decorrer ao longo de vários dias e contará com eventos de apoio aos agricultores carenciados e ações solidárias a Semana da ação vai realizar-se de 12 a 19 de outubro para pôr fim à fome até 2025. as Cáritas de todo o mundo participam nesta iniciativa global. ao longo destes dias será divulgada uma vídeo mensagem do Papa Francisco, na qual os católicos serão convidados a apoiarem a campanha da Cáritas Uma só família humana, alimento para todos.

Segundo um comunicado enviado à agência Fides, esta é a primeira campanha mundial promovida por 160 Cáritas nacionais, que concordam que acabar com a fome no mundo é a prioridade. as atividades da Cáritas vão realizar-se em mais de 50 países com eventos de apoio aos agricultores carenciados, ações contra as leis que prejudicam os pequenos proprietários e ações solidárias.

Uma finalidade da campanha é pressionar os governos para que garantam que os direitos dos agricultores, em especial das camponesas, sejam reconhecidos por lei, que se acabe com a especulação alimentar e que existam redes de segurança adequadas para combater a desnutrição infantil.

Durante a Semana da ação, a Cáritas entregará mensagens aos chefes de governo do Malawi sobre as modificações da lei em auxílio aos pequenos agricultores. a Cáritas Paquistanesa está a organizar uma competição culinária para as mulheres que cultivam os próprios alimentos no âmbito dos programas promovidos pela organização. No Sri Lanka, as paróquias vão organizar refeições comunitárias com os pobres. as dioceses do Panamá enfrentarão a questão do direito ao alimento com o governo.

Por sua vez, no Japão, a Cáritas lançou um programa contra o desperdício alimentar doméstico e ajudou os agricultores na África oriental a comprar sementes. No Canadá, os católicos são convidados a assinar uma petição de apoio aos direitos dos pequenos agricultores de cooperativas familiares para usar, salvar e trocar sementes. Em Itália, Chipre e no Bangladesh, a Cáritas vai participar em eventos desportivos de sensibilização contra a fome.