O isolamento é o principal problema enfrentado pelos idosos, mas pode ser combatido através da interação entre as gerações mais velhas e as mais novas, considera a responsável pela ação social da SCML
O isolamento é o principal problema enfrentado pelos idosos, mas pode ser combatido através da interação entre as gerações mais velhas e as mais novas, considera a responsável pela ação social da SCMLO Dia Internacional do Idoso será assinalado na próxima quarta-feira, 1 de outubro. a propósito desta data, Rita Valadas, administradora da ação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), afirmou que o isolamento é principal problema de quem é idoso e vive na capital.
Segundo a responsável, citada pela agência Lusa, a capital do país tem uma percentagem muito elevada de pessoas com mais de 65 anos, o que faz dela a cidade mais idosa da Europa. Nesse sentido, a profissional defende que a solução deve passar pela interação entre gerações, recordou, a propósito o programa Intergerações, desenvolvido pela SCML em 2012 e que serviu para fazer um levantamento dos idosos isolados na cidade.
Na altura foram feitos mais de 34 mil contactos que resultaram numa base de dados final de 22. 679 inquiridos, caracterizada por dois terços de mulheres residentes, na sua maioria (86 por cento), em andares. Mais de 60 por cento tinha mais de 75 anos de idade, 80 por cento tinha filhos, mas a maioria (66 por cento) vivia na companhia de outra pessoa idosa.
ainda assim, Rita Valadas notou que a evolução dos últimos anos quanto à forma de estar dos mais idosos levou a que se passasse de uma fase em que se falava muito na capacitação dos idosos, para outra onde eles têm plena consciência dos seus direitos, apesar de às vezes não terem força para lutar por eles. Dados relativos à ação social da SCML mostram que, no primeiro semestre de 2014, foram apoiados 6. 690 idosos e outros 27. 689 usufruíram do atendimento social.