as universidades do norte do Iraque abriram as portas para os estudantes que fugiram da ofensiva violenta dos jihadistas do Estado Islâmico
as universidades do norte do Iraque abriram as portas para os estudantes que fugiram da ofensiva violenta dos jihadistas do Estado IslâmicoOs alunos universitários que fugiram de Mossul e de cidades e aldeias da Planície de Nínive devido aos ataques dos jihadistas do Estado Islâmico (IS) vão ter a oportunidade para fazer os seus exames noutras universidades do norte do Iraque, disseram fontes oficiais locais consultadas pela agência Fides.

a medida, anunciada pelos órgãos políticos que tratam de educação e direito ao estudo no Iraque e na região autónoma do Curdistão iraquiano, permitirá a milhares de alunos de institutos universitários públicos e privados – incluindo muitos jovens cristãos – de não perderem o ano letivo, apesar das convulsões militares e políticas que atingem a região.

Diversas universidades e institutos tiveram que suspender todas as atividades depois das incursões jihadistas. Entre elas estão as universidades de Mosul, Ninive, a Universidade de Tal afar e Hamdania University. Quem abrirá as portas aos universitários obrigados a fugir das suas casas serão as Universidades de Kirkuk, a Universidade de Dohuk e a Salahddin University de Erbil.