a União Europeia quer ajudar países em desenvolvimento a fornecer energia para 500 milhões de pessoas. Cabo Verde será um dos primeiros Estados a ser beneficiado
a União Europeia quer ajudar países em desenvolvimento a fornecer energia para 500 milhões de pessoas. Cabo Verde será um dos primeiros Estados a ser beneficiado a União Europeia e os Estados Unidos da américa (EUa) estabeleceram uma cooperação com a iniciativa Energia Sustentável para Todos, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta segunda-feira, 23 de setembro. O objetivo é reduzir para metade o total de 1,3 mil milhão de pessoas no mundo que não têm acesso a fontes de energia. Outros 2,6 mil milhões dependem de madeira, carvão e outros combustíveis sólidos para cozinhar e aquecer as suas casas.
Durante a divulgação da parceria, em Nova Iorque (EUa), andris Piebalg, comissário europeu para o desenvolvimento disse, segundo a Rádio ONU, que os países do bloco vão investir inicialmente 3,3 mil milhões de euros. De acordo com o responsável, a União Europeia quer ajudar países em desenvolvimento a fornecer energia para 500 milhões de pessoas até 2030.
O comissário anunciou ainda que Cabo Verde será um dos primeiros países do mundo a receber todos os seus serviços de energia através de fontes renováveis. Uma declaração será assinada esta terça-feira, 23, entre a União Europeia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Libéria, Togo e Ruanda, durante a Cimeira do Clima da ONU.