a previsão de que o número de deslocados nigerianos poderá aumentar, levou o aCNUR a pedir mais fundos para apoiar estas pessoas
a previsão de que o número de deslocados nigerianos poderá aumentar, levou o aCNUR a pedir mais fundos para apoiar estas pessoasO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) prevê um aumento do fluxo de nigerianos para as nações vizinhas devido aoagravamento da violência no país. agências de notícias indicam que em áreas dos arredores do mais importante centro urbano do estado nordestino deBornoacontecem combates entre os insurgentesBokoHarame as forças governamentais.
Estimativas indicamque os Camarões, o Chade e o Níger devem acolher mais de 95 mil pessoas até ao final deste ano, mais de 20 mil em relação ao númeroatual. Segundo o aCNUR, a procura de alojamento em aldeias locais pelos deslocados pressiona de forma significativa as comunidades anfitriãs, as quais já enfrentam desafios como insegurança alimentar crónica, problemas ambientais e falta de serviços básicos.
De acordo com a Rádio das Nações Unidas, o aCNURapela aos governantes de vários países para que doemfundos paraasatividadesna Nigéria. O valor será adicionado a outros fundos já solicitados para que a agência e outros 16 parceiros apoiem as pessoas que procuram refúgioalém-fronteiras.