as Nações Unidas assinalam o Dia Internacional da Democracia, incentivando os governos a reforçarem os programas nacionais dedicados à promoção e à consolidação da democracia
as Nações Unidas assinalam o Dia Internacional da Democracia, incentivando os governos a reforçarem os programas nacionais dedicados à promoção e à consolidação da democraciaO Dia Internacional da Democracia é comemorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) esta segunda-feira, 15 de setembro. Envolvendo os jovens na democracia é o lema da iniciativa este ano. a data é uma ocasião para focar os desafios e oportunidades dos jovens envolvidos em processos democráticos.
Num comunicado citado pela Rádio ONU, a organização recorda que um quinto dos habitantes do mundo tem idades entre 15 e 25 anos. Emvários paísesem desenvolvimento, essa proporção é considerada ainda maior estando a maioria deles em países de baixos e médios rendimentos.
Segundo as Nações Unidas, existe uma queda da confiança dos jovens na política com a diminuição dos níveis da sua participação em eleições, partidos políticos e organizações sociais tradicionais no mundo. O fenómeno é observado em democracias estabelecidas e emergentes.
ao mesmo tempo, aorganizaçãorevelahaverum aumento de movimentos informais de mudança democrática liderados por jovens,incluindoemestados frágeis. O uso de canais de comunicação nas redes sociais é para a ONU uma marca dos jovens na construção da democracia em formas não tradicionais.
O Dia Internacional da Democracia foi proclamado em 2007 por uma resolução da assembleia-geral das Nações Unidas. O documento incentiva os governos a reforçarem os programas nacionais dedicados à promoção e à consolidação da democracia.