Bernard Obiero, novo sacerdote missionário da Consolata, foi subido para um barco de madeira e balançado por jovens ao ritmo dos tambores e das danças até bem perto do altar
Bernard Obiero, novo sacerdote missionário da Consolata, foi subido para um barco de madeira e balançado por jovens ao ritmo dos tambores e das danças até bem perto do altarapós a ordenação sacerdotal no Centro de animação da Consolata de Buoye, Kisumu, Quénia, o neo-sacerdote padre Bernard Obiero regressou à sua paróquia para a missa nova, celebrada a partir das 10h00 de domingo, 31 de agosto, na Igreja de Holy Cross – Siaya. Foram mais de quatro horas em que cada uma das partes da eucaristia foi vivida de forma intensa.
ao regressar à sua terra natal e à paróquia de origem, depois de ano e meio de experiência em Portugal, onde realizou o estágio pastoral, fez os votos perpétuos e recebeu a ordenação diaconal, foi recebido pelo povo como se nunca tivesse partido.

Cuidar, defender e aconselhar
Era numerosa e barulhenta a caravana de todo o tipo de veículos, e de gente a pé, que o acompanhou desde a paróquia vizinha até à paróquia dele, de Holy Cross- Siaya, onde ia ser celebrada a Missa Nova, que contou com a participação de mais de mil pessoas. Na estrada de terra batida que entrava nos espaços da paróquia Bernard Obiero foi subido para um barco de madeira que jovens da comunidade foram balançando ao ritmo dos tambores e das danças até bem perto do altar. afinal, esta é uma terra de pescadores, e o Bernard Obiero passa a ser pescador de homens.
Um dos momentos altos da celebração foi quando alguns familiares ofereceram a Bernard Obiero, que pertence à tribo Luo, uma cadeira tradicional, uma flecha, uma coroa e um escudo, tudo símbolos tribais que queriam significar o posto de responsabilidade diante da comunidade e do seu povo, para cuidar, defender e aconselhar.

animação das comunidades
Como preparação para a ordenação e missa nova, Bernard Obiero, tal como os outros neo-sacerdotes, fez animação nas paróquias, visitando as comunidades e escolas. Eu tive muitos momentos de animação na minha paróquia, Holy Cross – Siaya, visitando as comunidades, fazendo as celebrações da Palavra e visitando as escolas. E uma semana antes de ordenação tivemos os nossos exercícios espirituais, disse.
Retirou do Salmo 116:1-2 a frase que escolheu como lema da ordenação amo o Senhor, porque ouviu a voz do meu lamento. Ele inclinou para mim os seus ouvidos, no dia em que o invoquei. E diz que é assim que quer continuar, confiando sempre no Deus da vida. antes de voltar para Portugal, Bernard vai tentar responder às solicitações que tem para ir às comunidades da Consolata e não só.