Bernard Obiero já é sacerdote missionário. «Para mim o sacerdócio missionário é abrir o coração para amar, acolher e servir o outro», afirmou
Bernard Obiero já é sacerdote missionário. «Para mim o sacerdócio missionário é abrir o coração para amar, acolher e servir o outro», afirmouVieram do sul e do norte, do este e do leste e de todo o lugar. É assim que diz a canção do padre Zezinho, e foi isso mesmo que aconteceu no último sábado, 30 de agosto, em Buoye, na região de Kizumo, perto do Lago Victória, a oeste do Quénia. Dezenas de autocarros saíram das comunidades às quais pertencem cada um dos dez diáconos da Consolata que foram constituídos sacerdotes. No total, foram constituídos dez novos sacerdotes para a Missão. Também um seminarista foi ordenado diácono na mesma celebração.
Entre os que receberam as ordens sacras estava Bernard Obiero, que chegou a Portugal em outubro de 2012 para o ano de serviço pastoral. Inserido na comunidade da Consolata no bairro do Zambujal (amadora), foi ordenado diácono em dezembro de 2013 e, concluído o ano de Serviço Pastoral, regressou ao seu país de origem para a ordenação sacerdotal. No mesmo grupo foi ordenado outro padre queniano e, também ele, já destinado a trabalhar em Portugal, o Kennedy.
Celebração longa mas entusiasta
Presidida pelo arcebispo de Kisumu, Zacheus Okoth, acompanhado do bispo emérito, Linus Okok, e oito dezenas de sacerdotes, a celebração decorreu em espaço aberto, nas instalações do Centro de animação da Consolata de Buoye, que foi escolhido para palco das ordenações com o intuito de fazer coincidir na mesma festa os dez anos de existência deste grande Centro Missionário. a celebração durou 05h30 e decorreu ao estilo africano, com uma liturgia muito marcada pela alegria e pela festa, com música, ritmos e danças.
Na homilia o prelado felicitou os Missionários da Consolata pela fecundidade vocacional no Quénia e exortou os dez novos sacerdotes e o novo diácono a serem pastores atentos às necessidades do povo, sem esquecer o dever de colaborar para o fortalecimento da igreja local. Terminada a celebração, cada um dos neo-sacerdotes partiu com o povo que os acompanhou rumo às suas comunidades, para a missa nova que cada um deveria celebrar nas suas paróquias, no dia seguinte, domingo, 31.
Portugal fez-se representar
O neo-sacerdote Bernard Obiero manifestou grande satisfação pela presença de portugueses do país que o acolheu, ainda como seminarista, há dois anos, e que agora quiseram estar presentes na sua ordenação. Eram eles o padre albino (superior da comunidade do Instituto Missionário da Consolata do Zambujal), o jovem Cláudio Brito, que foi representar a comunidade pastoral desse mesmo bairro social, e também o padre Kuzenza, de férias na Tanzânia.
após a celebração, Bernad Obiero agradeceu àqueles que se saíram de Portugal para assistir à sua ordenação no Quénia e a todos os confrades portugueses pelas orações e mensagens de parabéns. Estou muito contente e agradeço a Deus por este grande dom do sacerdócio missionário. Para mim o sacerdócio missionário é abrir o coração para amar, acolher e servir o outro, disse.