a Cruz Vermelha pede à comunidade internacional uma maior consciencialização para a tragédia das pessoas desaparecidas e para o drama em que vivem as suas famílias
a Cruz Vermelha pede à comunidade internacional uma maior consciencialização para a tragédia das pessoas desaparecidas e para o drama em que vivem as suas famíliasO Dia Internacional dos Desaparecidos é assinalado este sábado, 30 de agosto, com um apelo da Cruz Vermelha Portuguesa e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) dirigido à comunidade internacional pedindo a esta que demonstre maior consciencialização sobre a tragédia das pessoas desaparecidas e o drama em que vivem as suas famílias.
Para assinalar a data, o CICV apresentará uma nova publicação intitulada Viver com a ausência: ajudar as Famílias dos Desaparecidos, que aborda as dificuldades de pessoas desaparecidas, dá conta das múltiplas necessidades das famílias e descreve as respostas adaptadas que o CICV presta. O documento apresenta relatos pessoais de familiares de pessoas desaparecidas.
Quando as pessoas desaparecem, há dois tipos de vítimas: os indivíduos que desaparecem e as suas famílias, despedaçadas entre o desespero e a esperança, vivendo na incerteza e dor, à espera de notícias por vezes durante décadas, refere Marianne Pecassou, chefe das atividades que o CICV realiza a favor dos desaparecidos e das suas famílias.
apesar de todas as famílias pretenderem saber é o que aconteceu aos seus familiares, também necessitam de honrar a memória dos seus entes queridos. Lutam para que não caiam no esquecimento. as cerimónias comemorativas constituem o reconhecimento público do seu sofrimento, dando-lhes voz e ajudando-as a sair do seu isolamento, explica Marianne Pecassou, em comunicado.
Durante um ato comemorativo celebrado na sede do CICV, em Genebra, Christine Beerli, vice-presidente do CICV, sublinhou que de acordo com o direito internacional humanitário, os Estados têm a obrigação de tomar todas as medidas ao seu alcance para clarificar o destino e o paradeiro das pessoas desaparecidas e informar os seus familiares.