O secretário-geral da ONU saudou o anúncio desta terça-feira de um cessar-fogo permanente para Gaza, intermediado sob os auspí­cios do Egito, e disse que espera que isso conduza a um processo político que vise a obtenção de uma paz duradoura
O secretário-geral da ONU saudou o anúncio desta terça-feira de um cessar-fogo permanente para Gaza, intermediado sob os auspí­cios do Egito, e disse que espera que isso conduza a um processo político que vise a obtenção de uma paz duradouraUm futuro melhor para Gaza e para Israel depende de um cessar-fogo sustentável. Cabe às partes viverem de acordo com essa responsabilidade, assinalou Ban Ki-moon num comunicado divulgado pelo seu porta-voz.
Depois de 50 dias de profundo sofrimento humano e de uma destruição física devastadora, qualquer violação do cessar-fogo seria totalmente irresponsável, acrescentou o comunicado.
Ban Ki-moon observou que qualquer esforço de paz que não ataque as causas profundas da crise vai fazer pouco mais do que definir o cenário para o próximo ciclo de violência. Por isso, o secretário-geral das Nações Unidas pediu, entre outros, o fim do bloqueio israelita da Faixa de Gaza e fez eco das legítimas preocupações de segurança de Israel.