«Um milhão e duzentos mil guatemaltecos correm o risco de não ter alimentos à disposição nas suas casas nos próximos meses», declarou o presidente da Guatemala, considerando a situação como «desastre natural»
«Um milhão e duzentos mil guatemaltecos correm o risco de não ter alimentos à disposição nas suas casas nos próximos meses», declarou o presidente da Guatemala, considerando a situação como «desastre natural»O presidente Otto Pérez Molina assinou um decreto com o qual proclama o estado de calamidade pública em 16 departamentos da Guatemala, como consequência da mais grave seca registada nos últimos anos: um cenário que poderia degenerar em carestia para 200 mil famílias.

Numa mensagem direta à Nação e publicada nas redes sociais, Pérez afirmou que há um milhão e duzentos mil guatemaltecos que correm o risco de não ter alimentos à disposição nas suas casas nos próximos meses. O presidente declara que é um desastre natural.

Se não agirmos rapidamente, as vossas vidas estão em perigo. Há mais de 500 mil crianças que correm o risco de morte, acrescentou o chefe de Estado, apontando o dedo contra os países do Norte do globo, culpando-os das mudanças climáticas que devastam sobretudo o Sul.