Chegou ao fim o encontro europeu allamano Way, que decorreu em Itália. Os jovens participantes de diversas nacionalidades têm agora a esperança de se reencontrarem na próxima Jornada Mundial da Juventude e no centenário das aparições, em Fátima
Chegou ao fim o encontro europeu allamano Way, que decorreu em Itália. Os jovens participantes de diversas nacionalidades têm agora a esperança de se reencontrarem na próxima Jornada Mundial da Juventude e no centenário das aparições, em FátimaO encontro allamano Way terminou em Itália com uma celebração eucarística, presidida pelo conselheiro continental, Ugo Pozzoli. Na homilia o responsável afirmou que este caminho’ não pode parar e destacou que o cajado e a mochila do peregrino devem permanecer dentro de cada jovem.

O sacerdote Ugo Pozzoli convocou os jovens a pensarem em alternativas para os próximos encontros a nível continental e motivou-os a marcarem presença na próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se em 2016 em Cracóvia (Polónia), e no centenário das aparições de Fátima (Portugal), em 2017.

Ligadas ao Instituto Missionário da Consolata em Portugal, ângela Barbosa, de 29 anos, e Cláudia Duarte, de 22, marcaram presença neste Encontro Europeu de Jovens. Foram dias preenchidos, cansativos, mas com a alegria sempre presente, tal como allamano tanto deseja. Regressamos com um grande sorriso, e coração pleno, desejando que hajam mais atividades como esta onde estiveram sempre presentes as palavras consolação, caminho, allamano, união e fraternidade, resumiram as jovens.

ângela e Cláudia admitem ter saído de Portugal com poucas expectativas mas com o coração aberto. Em Itália visitaram o túmulo do beato José allamano, escutaram testemunhos de missionários e missionárias idosos, conheceram a casa de Rivoli, onde o fundador ia passar férias e onde escreveu a carta pedindo ao bispo de Turim a fundação do instituto, percorreram o Santuário da Consolata e visitaram a casa onde allamano nasceu.

Conhecer estes lugares tornou-nos mais unidos e contribuiu para percebermos melhor o carisma e força deste Instituto, que quer continuar o desejo do allamano que era ser consolação para o mundo e anunciar o evangelho a todos os povos, sintetizam as jovens portuguesas. allamano e a Consolata estiveram ao nosso lado e estes exemplos tão vivos em nós conduzem-nos à verdadeira missão, acrescentam.