Ignorância, preconceito e medo são os primeiros inimigos a serem combatidos para debelar o ví­rus do ébola: é o que afirma a ajan, rede dos jesuítas que assiste há anos pacientes contagiados pela SIDa
Ignorância, preconceito e medo são os primeiros inimigos a serem combatidos para debelar o ví­rus do ébola: é o que afirma a ajan, rede dos jesuítas que assiste há anos pacientes contagiados pela SIDaEm nota difundida pelo seu boletim, a ajan destaca que é urgente e necessário fornecer informações adequadas para deter a rápida difusão do Ébola. Na África Ocidental, principalmente, as pessoas contagiam-se por causa da ignorância, do preconceito e do medo que as levam a assumir comportamentos prejudiciais, como o ataque à clínica de Monróvia, na Libéria. De facto, nos últimos dias, um grupo de homens armados invadiu um centro médico liberiano onde vários doentes deÉbola estavam internados em regime de isolamento, e obrigaram-nos a fugir.
a rede dos jesuítas ajan revela que para alguns, oÉbola é uma brincadeira, e para outros, é um vírus transmitido pelos médicos e enfermeiros. É por isso que muitos tiram os seus parentes dos hospitais. algumas comunidades – explica o diretor da ajan, – recusam-se a respeitar as precauções sugeridas por instituições e ONGs. Isto implica que todas as comunidades, inclusive a Igreja, têm o dever importante de informar a população sobre como evitar uma epidemia.
Para prevenir a difusão da epidemia, a ajan está a atuar em três frentes: informação, formação e comunicação. Será distribuído material específico no território pelos jesuítas, paróquias e cáritas locais: cartazes e panfletos. Haverá também palestras informativas e formativas nos países em que se prevê que oÉbola possa chegar.