Mais de 300 iniciativas devem ser anunciadas dentro de duas semanas numa grande conferência mundial que visa promover parcerias entre os pequenos Estados insulares. Pelo menos é o que esperam as Nações Unidas, segundo um dos seus responsáveis
Mais de 300 iniciativas devem ser anunciadas dentro de duas semanas numa grande conferência mundial que visa promover parcerias entre os pequenos Estados insulares. Pelo menos é o que esperam as Nações Unidas, segundo um dos seus responsáveis a ONU está satisfeita com a preparação da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Falando aos jornalistas em Nova Iorque, antes de partir para a capital de Samoa, apia, o secretário-geral da Conferência, Wu Hongbo, afirmou que, com a maior parte do trabalho político já acordado, os participantes podem concentrar-se em definir como tomar essas decisões para a frente e em gerar parcerias sustentáveis”‹”‹, que são vitais.
Esta é a primeira conferência internacional que muitos de nós se recordam que se chegou a acordo sobre o seu resultado político durante o processo preparatório, antes de começar a própria Conferência, sublinhou Wu, referindo-se à cimeira que terá lugar de 1 a 4 de setembro.
Isto mostra que há um amplo consenso entre os Estados-Membros das Nações Unidas sobre os desafios que enfrentam os SIDS, começou por dizer usando o acrónimo em inglês para pequenos estados insulares em desenvolvimento. Wu apontou ainda o entendimento alcançado sobre o que precisa de ser feito para enfrentar esses desafios.