a Igreja celebra hoje, 21 de agosto, a memória litúrgica de São Pio X, cujo pontificado, de grande impulso pastoral, apresenta algumas afinidades com o atual. Faleceu em 20 de agosto de 1914
a Igreja celebra hoje, 21 de agosto, a memória litúrgica de São Pio X, cujo pontificado, de grande impulso pastoral, apresenta algumas afinidades com o atual. Faleceu em 20 de agosto de 1914Numa entrevista ao jornal L’Osservatore Romano, o cardeal Parolin faz notar algumas semelhanças, sobretudo no estilo do serviço, entre Pio X e o Papa Francisco. a atenção dos historiadores vai-se concentrando sobretudo no impulso pastoral por ele dado à Igreja do início do séc. XX.

Essa é uma leitura partilhada pelo professor de história contemporânea da Universidade de Pádua e membro do Comité Pontifício de Ciências Históricas, Gianpaolo Romanato, entrevistado pela Rádio Vaticano. Há entre os dois Papas até semelhanças de carácter biográfico, mas sobretudo no estilo pastoral e na colocação da reforma da Igreja no centro do seu pontificado.

Pio X, reformou a Cúria romana, e isso não acontecia desde 1588. além disso, refere o historiador, a evangelização e a catequese estiveram no centro da sua linha pastoral. Não nos esqueçamos que Pio X é o único Pontífice dos tempos modernos que por muitos anos foi pároco, durante uns vinte anos: primeiro foi capelão e depois pároco em pequenas paróquias rurais, privilegiando por isso o contacto direto com a população e a transmissão da mensagem evangélica.

O entrevistado sublinha ainda as reformas litúrgicas por ele promovidas, com diretivas sobre a participação dos fiéis no culto, com a publicação do Catecismo, longamente utilizado nas dioceses, e a promoção do culto eucarístico. antes de São Pio X, a Eucaristia era uma prática distante, que se fazia raramente. Pio X, pelo contrário, promoveu a comunhão frequente e reduziu a idade mínima a fim de permitir o acesso das crianças à comunhão, vendo no sacramento da Eucaristia um instrumento contínuo de aproximação dos fiéis a Cristo.