ainda está por descobrir toda a grandeza da figura deste bispo que foi martirizado quando celebrava e Eucaristia em 24 de março de 1980 por um atirador de elite do exército de El Salvador
ainda está por descobrir toda a grandeza da figura deste bispo que foi martirizado quando celebrava e Eucaristia em 24 de março de 1980 por um atirador de elite do exército de El Salvadorainda durante a sua conferência de imprensa de 18 de agosto, no voo de Seul para Roma, o Papa Francisco afirmou esperar uma mudança no processo de beatificação do bispo Oscar Romero.
Para mim, Romero é um homem de Deus, afirmou o Pontífice aos jornalistas no avião. O processo tem que continuar e o Senhor deverá dar-nos um sinal. Os postuladores têm que trabalhar, pois não há impedimento algum, acrescentou Francisco.
aberto em 1994, o processo de beatificação do arcebispo estava parado, mas com a eleição do Papa Francisco, ganhou um novo ritmo. Hoje, está em estudo na congregação das Causas dos Santos e aguarda o reconhecimento do martírio ou a atribuição de um milagre.
Dom Oscar Romero denunciou a formação de esquadrões de morte de direita no país e a opressão contra os pobres e desprotegidos. Nos seus discursos, costumava pedir o fim da violência política. Foi assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava missa na capela de um hospital para doentes de Cancro de San Salvador e até hoje, ninguém foi preso pelo crime.

Cerca de 75 mil pessoas foram mortas durante a guerra civil de El Salvador, que começou em 1980 e terminou em 1992 com um acordo de paz mediado pelas Nações Unidas.