Milhares de famílias no Níger vão ser beneficiadas através de um novo projeto do aCNUR que irá contribuir para o fornecimento de energia
Milhares de famílias no Níger vão ser beneficiadas através de um novo projeto do aCNUR que irá contribuir para o fornecimento de energiaO alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (aCNUR) lançou um projeto que contribuirá para o fornecimento de energia e para ajudar a salvar árvores no Níger. a iniciativa vai fornecer gás nos campos para refugiados na região de abala, e beneficiará aproximadamente 2,6 mil famílias.
através deste projeto, o aCNUR pretende contribuir para a autonomia dos refugiados e proteção do meio ambiente. Consequentemente, as famílias que vivem na área não vão precisar mais de procurar madeira ou cortar árvores para utilizar fogões.
Uma refugiada do Mali que vive num dos campos do aCNUR com os seus três filhos afirmou que o projeto para fornecimento de gás é inestimável, uma vez que até aqui passava três horas à procura de madeira para cozinhar e corria o risco de ser atacada quando estava na floresta. além disso, antes do fornecimento de gás, esta refugiada tinha de vender parte da ração de comida para comprar madeira.
atualmente, esta refugiada pode poupar algum dinheiro, comprar mercadorias e abrir o seu pequeno negócio e não depende mais de ajuda para sustentar os seus filhos, conforme explicou à Rádio das Nações Unidas. O projeto do aCNUR é o primeiro deste género a ser lançado no Níger e conta com a parceria de empresas do setor de energia. a agência da ONU pretende mobilizar outros parceiros, como a França e a Comissão Europeia para ajudar a ampliar o fornecimento de gás a outros campos de refugiados.