a missão das Nações Unidas no mais novo país do mundo condenou o surto de violência em Bentiu, capital do Estado de Unity, desta sexta-feira de manhã, que levou centenas de pessoas a procurarem abrigo no aeroporto mais próximo
a missão das Nações Unidas no mais novo país do mundo condenou o surto de violência em Bentiu, capital do Estado de Unity, desta sexta-feira de manhã, que levou centenas de pessoas a procurarem abrigo no aeroporto mais próximoEstou profundamente perturbado pela erupção de violência esta manhã [de sexta-feira] e condeno-a, afirmou Toby Lanzer, o responsável da missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), num comunicado de imprensa da Missão.
Entre 6h30 e 9h00 desta sexta-feira de manhã, foi ouvido fogo de artilharia pesado, sustentado com armas ligeiras, a sudeste da base da UNMISS em Bentiu, que é a capital do Estado de Unity, no Sudão do Sul. Um projétil de artilharia explodiu junto à base UNMISS, mas ninguém ficou ferido na explosão.
Cerca de 340 civis fugiram de Bentiu e procuraram refúgio junto dos militares da UNMISS, estacionados no aeroporto. a Missão protegeu os civis e, em seguida, acompanhou-os desde o aeroporto para a área de proteção de civis no complexo da UNMISS, situado já fora de Bentiu.