Organização Mundial da Saúde convocou reunião de cientistas e especialistas em ética para discutirem sobre uso de medicamentos experimentais no tratamento do ébola, três dias depois da agência ter declarado o atual surto da doença como de emergência
Organização Mundial da Saúde convocou reunião de cientistas e especialistas em ética para discutirem sobre uso de medicamentos experimentais no tratamento do ébola, três dias depois da agência ter declarado o atual surto da doença como de emergência a situação de emergência de saúde pública internacional que se vive com o atual surto da doença do Ébola obriga a discutir o eventual uso de medicamentos experimentais no seu tratamento.
O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Gregory Hartl, afirmou, através da rede social do Twitter, que a organização com sede em Genebra está a planear uma declaração para esta terça-feira.
O tratamento recente de dois profissionais de saúde infetados com o vírus do Ébola com medicação experimental levantou questões sobre se medicamentos que nunca foram testados confirmados como seguros, podem ser usados em pessoas, e, dada a quantidade extremamente limitada de medicação disponível, se for utilizado, quem deve recebê-lo, segundo a OMS.
a reunião vai desenvolver um quadro de como se deve abordar a questão das drogas não testadas. Esperamos que forneça orientações sólidas sobre como seguir em frente nestas questões, apontou Keiji Fukuda, diretor-geral adjunto para a Segurança da Saúde.